Gerir as finanças de um bar é como fazer malabarismo: requer habilidade, concentração e, às vezes, um pouco de coragem. Se você já teve que lidar com pilhas de recibos e contas que parecem se multiplicar como gremlins, sabe do que estou falando. Mas não se preocupe, hoje vamos explorar como a gestão digital pode ser a sua varinha mágica para manter as finanças do seu bar em dia!
Vamos começar com uma pergunta: você já tentou encontrar aquele canudo perdido no fundo do freezer? É mais ou menos essa a sensação de procurar um recibo importante no meio de uma pilha de papelada. A gestão digital de finanças vem para salvar o dia, organizando suas contas de forma eficiente e evitando surpresas desagradáveis ao final do mês.
Primeiro, vamos falar sobre como automatizar o controle de despesas. Imagine que você é um bartender não só de coquetéis, mas também de números. Aplicativos de gestão financeira permitem que você rastreie automaticamente suas despesas, categorizando-as de acordo com o tipo (como insumos, pessoal, manutenção, etc.). É como ter um assistente pessoal que nunca esquece onde colocou a nota fiscal do mês passado.
Um exemplo prático: digamos que você recebe semanalmente 200 kg de limão para a famosa caipirinha do seu bar. Com um bom software de gestão, você pode registrar esse custo e acompanhar se o preço do limão está subindo mais que o normal. Assim, quando chegar a hora de aumentar o preço dos drinks, você vai saber exatamente o porquê e como comunicar isso ao cliente de forma transparente.
Agora, uma parte que ninguém gosta, mas todo mundo precisa: impostos. Manter suas obrigações fiscais em dia não precisa ser uma dor de cabeça. Ferramentas digitais podem ajudá-lo a calcular e agendar pagamentos, além de lembrar você das datas importantes. Imagine que é como programar o despertador para aquela reunião importante – só que essa reunião é com a Receita Federal.
Além disso, não podemos esquecer das receitas. Se você acha que vender umas cervejas a mais em uma sexta-feira chuvosa é sorte, pense de novo! Com a gestão digital, você pode identificar padrões de consumo e planejar promoções específicas. Por exemplo, se as vendas de cervejas artesanais aumentam nas quartas, que tal uma “Quarta da Cerveja Artesanal”?
Para não ficar só na teoria, vamos a um exercício prático de fixação:
1. Qual é a principal vantagem de usar um software de gestão financeira no seu bar?
a) Organizar as finanças de forma automática e eficiente
b) Aumentar o preço dos drinks sem motivo
c) Perder menos tempo na gestão e mais tempo curtindo o happy hour
d) Todas as anteriores, menos a b
Resposta correta: a) Organizar as finanças de forma automática e eficiente.
Se você está pensando que gerenciar as finanças do seu bar é como tentar equilibrar uma bandeja cheia de drinks enquanto anda de monociclo, saiba que o Social Foody (https://socialfoody.com.br) está aqui para ajudá-lo a descer desse monociclo e colocar os pés no chão. Com oportunidades e recursos gratuitos, a plataforma pode ser sua aliada na capacitação e gestão do seu negócio. Visite o Social Foody para saber como você pode transformar sua gestão financeira e dar um boost na sua carreira. Afinal, quem não quer ser o maestro do seu próprio show, certo?