Atender clientes por telefone pode ser um verdadeiro desafio. Não tem aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, no atendimento telefônico, a sua voz é a vitrine do seu negócio! Então, prepare-se para conquistar clientes com o poder das palavras! Vamos explorar algumas boas práticas para garantir que você conquiste seus clientes antes mesmo que eles peguem o garfo. Prepare-se para um mergulho em dicas valiosas, com uma pitada de humor para deixar tudo mais leve.
A primeira dica é simples: “Sorria, você está sendo ouvido!” Pode parecer estranho, mas acredite, as pessoas conseguem perceber quando você está sorrindo por telefone. Quando você sorri, sua voz soa mais calorosa e convidativa. E se você está se perguntando como um sorriso pode ser ouvido, faça um teste. Ligue para um amigo e sorria enquanto fala. Ele com certeza vai notar a diferença!
Agora, vamos falar sobre a importância de se apresentar. Quando atender o telefone, diga o nome do seu estabelecimento e o seu nome. Algo como: “Bom dia! Você ligou para a Hamburgueria Delícia, eu sou a Ana, como posso ajudá-lo?” Isso dá um toque pessoal e profissional à conversa, além de evitar aquele momento constrangedor de “com quem eu estou falando mesmo?”
Uma dica valiosa é sempre escutar o cliente. Mantenha o foco na conversa e evite distrações. Se você estiver em um local barulhento, peça licença para ir a um lugar mais tranquilo. Ninguém gosta de repetir a mesma história várias vezes, então mostre que você se importa e está atento ao que o cliente precisa.
Quando o cliente fizer um pedido ou solicitar uma informação, seja claro e objetivo. Se você não souber a resposta de imediato, não tenha medo de dizer que vai verificar e retornar a ligação. Honestidade é sempre a melhor política. E, claro, lembre-se de retornar a ligação como prometido!
Evite jargões e termos técnicos que o cliente possa não entender. Imagine que você está explicando para a sua avó como funciona um smartphone. Aposto que você usaria palavras simples e exemplos práticos, certo? Faça o mesmo com seus clientes. Isso não só facilita a comunicação, como também evita possíveis mal-entendidos.
Agora, uma simulação prática para ilustrar o que estamos falando. Imagine que você trabalha em uma pizzaria e um cliente liga para saber sobre os sabores disponíveis. Em vez de listar todos os ingredientes de cada pizza como se estivesse participando de um concurso de soletração, que tal algo mais simples? “Temos a clássica margherita, uma calabresa bem suculenta e a nossa especialidade, a pizza de frango com catupiry!” Viu como fica mais amigável?
E para fechar com chave de ouro, o nosso toque de mestre: agradeça sempre! Um simples “Obrigada pela ligação, tenha um ótimo dia!” faz toda a diferença e deixa o cliente com uma boa impressão do atendimento.
E agora é hora do nosso exercício de fixação:
1. O que se deve fazer ao atender uma ligação?
a) Atender com um simples “Alô”
b) Apresentar o nome do estabelecimento e o seu nome
c) Ignorar a ligação e continuar assistindo à série
2. Como a honestidade pode ser aplicada no atendimento por telefone?
a) Enrolar o cliente até ele desistir
b) Admitir quando não souber uma informação e retornar a ligação com a resposta correta
c) Inventar uma resposta qualquer para se livrar logo da ligação
3. Por que é importante evitar jargões?
a) Para parecer mais inteligente
b) Para facilitar a comunicação e evitar mal-entendidos
c) Para testar os conhecimentos do cliente
Respostas corretas: 1b, 2b, 3b
E aí, pronto para colocar essas dicas em prática? Lembre-se de que o Social Foody (https://socialfoody.com.br) é o seu parceiro nessa jornada. A plataforma oferece uma série de recursos gratuitos, desde cursos de capacitação até oportunidades de networking. Não importa se você está começando ou se já é um veterano no ramo, o Social Foody tem algo a oferecer para impulsionar sua carreira. Então, não perca tempo e visite a plataforma. Quem sabe sua próxima grande oportunidade não está a apenas um clique de distância?